Ferramentas
Aqui encontrará as ferramentas concebidas ou adaptadas pelos parceiros com o objetivo de apoiar pais e profissionais a facultar educação sexual a pessoas com incapacidades. go to full manual
O Círculo Hermenêutico (CH)
A ferramenta Círculo Hermenêutico ajuda a entender os antecedentes de um indivíduo, assim como as suas atitudes e comportamentos. Este conhecimento possibilita determinar o tipo de apoio mais adequado a cada pessoa.
Esta ferramenta destina-se a profissionais e pode servir de ajuda nas discussões de equipa.
O CH ajuda a descrever a personalidade do cliente, fornecendo critérios e um ponto de partida para as sessões de trabalho com o mesmo.
O Jogo do Dado
O Jogo do Dado permite, de uma forma divertida, abordar assuntos relacionados com a sexualidade e encontrar respostas para algumas questões.
O jogo tem 5 partes: conhecimentos, capacidades, normas e valores, materiais e questões.
Para jogar o jogo é necessário um dado (construido para o efeito de acordo com as instruções), cartões e uma caixa com materiais.
Este jogo pode ser jogado a pares, em grupo ou de forma individual, necessitando sempre de um especialista, professor ou cuidador que tem como função coordenar o jogo.
Cada jogador lança o dado e retira um cartão do baralho correspondente ao símbolo indicado pelo dado.
Dramatização
As dramatizações são uma boa ferramenta para trabalhar com pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem. Com esta ferramenta é possível criar diferentes cenários e representar uma situação ou problema. As dramatizações permitem envolver todos os clientes, independentemente da sua incapacidade. Todos têm a oportunidade de ser um/a ator/atriz e assim expor um problema ou encontrar uma solução.
Que farias? Diferentes cenários: Ferramenta interativa
Esta ferramenta e-learning permite aos utilizadores analisar diferentes cenários relacionados com relacionamentos e sexualidade e, escolher, de entre várias propostas, a reação que consideram ser a mais adequada à situação apresentada. A ferramenta explica se a escolha que fizeram é a mais correta ou não, fornecendo também uma explicação sobre a situação apresentada.
Este recurso está direcionado para utilizadores com uma ligeira incapacidade cognitiva e bom nível de autonomia. Os destinatários das situações apresentadas são pessoas que têm um estilo de vida mais autónomo e alguns conhecimentos básicos sobre sexualidade. Pode ser utilizado por professores/profissionais/pais ou de forma autónoma.
Sendo uma ferramenta e-learning, os utilizadores podem jogar sempre que entenderem ou partilhar a atividade com outras pessoas e colocar questões.
O que é o sexo? – O Modelo do Semáforo
Este jogo é do tipo explicativo. O objetivo é encorajar, fortalecer e desenvolver a perceção física da pessoa.
O jogo ajuda o monitor a abordar a questão “O que é o sexo?”, assim como outras questões relacionadas com este contexto. Não se pretende que seja utilizado para colocar padrões morais – sexo “certo” ou “errado”.
O objetivo principal é apoiar e fortalecer a percepção individual de cada cliente.
Coleção de Métodos
Uma compilação de diferentes métodos sobre: como iniciar um workshop; como introduzir o tema da sexualidade, higiene, corpo e procedimentos a adotar no dia-a-dia.
As instruções incluem a introdução, o que fazer e não fazer e questões complementares.
A coleção inclui diversos métodos a serem utilizados em diferentes contextos: ambientes individuais; oficinas com grupos e intervenções diárias.
Banco de Imagens
O Banco de Imagens do TRASE é uma seleção de pictogramas sobre o tema da sexualidade, saúde sexual e educação sexual. Os pictogramas foram escolhidos do Picto-selector©tool de M.C.van der Kooij.
Esta ferramenta é de um suporte visual para educação sexual e pode ser utilizada por pais, formadores, cuidadores e profissionais, de modo a fornecer informação sobre o tema da sexualidade a pessoas com dificuldades de aprendizagem ou perturbação do espectro do autismo.
O Banco de Imagens TRASE proporciona exemplos claros e imagens simples alusivas à sexualidade para qualquer pessoa que o queira utilizar.
Jogo do Tabuleiro
Os temas abordados neste jogo de tabuleiro são: relações saudáveis, infeções sexualmente transmissíveis, puberdade, a sexualidade em geral, corpo humano, valores e crenças.
O jogo pode ser jogado em pares ou em equipa (2 a 4 jogadores).
O objetivo é conseguir que os participantes se questionem sobre os vários temas, de acordo com o seu nível cognitivo.
O jogo tem cartões-temas, subdivididos em 3 níveis e requer um mediador ou coordenador. É uma boa forma de rever e avaliar educação sexual, conceitos e vocabulário.
O Jogo de Tabuleiro TRASE foi desenvolvido para facultar conhecimento sobre sexualidade a adolescentes e adultos com incapacidades mentais. Permite a pais, professores e outros técnicos falar sobre sexualidade num contexto informal.
O jogo necessita sempre de um coordenador. Este tem um papel muito importante uma vez que é ele que lê as questões e dá informação adicional acerca dos diferentes tópicos. Pode também escolher os cartões de acordo com nível e/ou temas que pretende trabalhar.
Este é um jogo aberto, por isso as regras podem ser alteradas e mais questões adicionadas.
Material necessário para jogar: 1 dado; 16 chapas numeradas; 57 cartões com 4 perguntas cada; 1 tabuleiro com instruções; 1 folha de registo (opcional).
Bonecas Anatomicamente Corretas
As bonecas anatomicamente corretas são uma ferramenta valiosa para os professores, profissionais e pais. Estas permitem trabalhar com o cliente, de forma prática e sem constrangimentos, as funções do corpo humano.
As versões quer masculina quer feminina, têm um desenho equilibrado e permitem criar um ambiente lúdico, em que o cliente pode colocar questões ou dúvidas sobre atitudes e emoções.
As bonecas anatomicamente corretas são uma valiosa ajuda para ensinar o desenvolvimento físico e sexual, de acordo com o nível de entendimento de cada um, permitindo criar diferentes cenários relacionados com a sexualidade.
Caixa de Imagens para Educaçao Sexual
A Caixa de Imagens para Educação Sexual foi desenvolvida pela organização Senia e o Instituto Austríaco de Educação Sexual e Terapeutas Sexuais. Ela permite ilustrar, de forma apelativa, diferentes tópicos relacionados com educação sexual: as sensações físicas, conhecer outras pessoas, tipos de relacionamentos, higiene pessoal … são alguns desses temas.
A caixa inclui 54 ilustrações em cartão A4, da autoria do cartonista Arnulf Kossak, assim como dois flipbooks. A caixa pode ser encomendada diretamente à organização Senia (encontra informação adicional na brochura que pode descarregar gratuitamente).
Vamos Jogar
Vamos Jogar é uma atividade lúdica que serve para ajudar a melhorar competências sociais/sexuais e adquirir informação básica sobre sexualidade.
O jogo consiste num grupo variado de questões e tarefas relacionadas com educação sexual, que devem ser discutidas e resolvidas pelos jogadores.Pode ser jogado por 2 a 4 pessoas e orientado por um moderador. Não há vencedores, pois o objetivo do jogo é melhorar competências sociais e sexuais.
A atividade assenta no apoio do colega e foi desenvolvido para pessoas com incapacidades cognitivas e autismo.
Banco de Palavras
O Banco de Palavras permite aos utilizadores pesquisar diferentes termos e conceitos sobre relacionamentos e sexualidade numa Europa contemporânea. Os termos estão metodicamente ordenados e abordam assuntos desde o sistema reprodutor e os seus órgãos até à organização da sexualidade. A ferramenta está direcionada para pais, profissionais, professores e indivíduos com incapacidades. Pode ser usada como um recurso complementar na formação em educação sexual ou como instrumento de estudo.